Diamantina

Diamantina

Tema: Os sons da cidade

“Foi dito que a cidade é uma partitura, e eu digo que a gente lê essa partitura através das pessoas” (Odette Ernest Dias, Boletim do Festival de Inverno de Diamantina, 1983)

Dez dias intensos de música e pesquisa em Diamantina. Foi assim a residência de Odette e Marcelo no Conservatório Lobo de Mesquita durante o mês de julho de 2016. O rico patrimônio musical da cidade foi o território da residência, a partir das pesquisas da Odette nos acervos, desde os anos 1980. Como disse a flautista e pesquisadora, o que caracteriza uma residência é o “convívio”. Mais de 30 músicos participaram da experiência, a maioria deles professores e estudantes do conservatório. Juntos, percorreram os acervos da cidade e descobriram ou redescobriram partituras do século XIX; fizeram uma roda de polcas, choros e maxixes no mercado; discutiram sobre a preservação dos acervos e sobre formas de se promover o patrimônio musical; ao final, fizeram um belo concerto na Igreja do Amparo. A residência trouxe à tona os “sons da cidade” que, felizmente, continuam ecoando na terra dos diamantes.

  • Inscrição Gratuita
    13 a 24 de Junho
  • Período da Residência
    11 a 20 de julho
  • Horário
    de 14h às 18h
  • Local
    Conservatório Estadual de Música Lobo de Mesquita, Praça Coronel Cosme A. Couto s/n Diamantina - MG

Odette Ernest Dias mora no Rio de janeiro, é flautista, professora e pesquisadora. Nascida em Paris, chegou ao Brasil aos 20 anos para integrar a Orquestra Sinfônica Brasileira e, depois, a Orquestra Sinfônica Nacional da Rádio MEC. Participou de diversos momentos importantes da história musical do Brasil e dedica-se até hoje à pesquisa e ao ensino de música, além de suas atividades como instrumentista.

Marcelo Chiaretti, compositor, arranjador, desenvolve intenso trabalho de pesquisa tanto artística quanto acadêmica em torno da música brasileira. É graduado em composição pela UFMG, mestre pela Universidade Paris 8 e doutorando na mesma instituição. É professor de música na UEMG e na Fundação de Educação Artística, em Belo Horizonte.

Vídeo Marcelo Chiaretti

Soundcloud
Facebook

1º PASSO

Preencha a ficha de inscrição online ou na instituição onde será realizada a Residência.

2º PASSO

Haverá uma seleção com base no currículo e na carta de intenção.

3º PASSO

O resultado da seleção será informado por e-mail e/ou será divulgado na instituição onde se realizará a Residência, aproximadamente uma semana após o término das inscrições.

4º PASSO

Caso seja selecionado(a), você deve confirmar sua participação por e-mail ou diretamente na instituição onde será realizada a Residência, até três dias antes da data de início da mesma.

5º PASSO

Para garantir sua vaga, você deve estar presente no primeiro dia da Residência.