Montes Claros

Montes Claros

Tema: Canções e brincadeiras musicais

“Abre a roda, desanda a roda...”

Em agosto de 2016, Gabriel, Reginaldo e Tadeu, do grupo Serelepe, estiveram em residência durante dez dias no conservatório Lorenzo Fernandes, em Montes Claros. Participaram com eles dessa experiência em torno de 20 pessoas, a maioria, professores do conservatório. A residência contou também com a participação alternada (e animada) de grupos de crianças. O território dessa residência girou em torno de brincadeiras musicais, da construção de instrumentos e da reflexão sobre o brincar. Como na brincadeira de roda, um espaço comum foi criado, em que o conhecimento foi compartilhado, e a relação professor-aluno, problematizada. Para além de se aprender uma canção, para além de se ensinar uma brincadeira, foram experimentadas novas formas de se relacionar com o outro e com o mundo através da música.

“...com ela me abraçarei.”

 

  • Inscrição Gratuita
    20 de junho a 01 de julho
  • Período da Residência
    01 a 12 de agosto
  • Horário
    Para os adultos: de 14h às 18h durante as duas semanas; Para as crianças: na segunda semana de 16h às 18h.
  • Local
    Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez Avenida João Chaves, 438 Jardim São Luiz, Montes Claros – MG

A partir do programa de rádio Serelepe – uma pitada de Música Infantil, veiculado pela Rádio UFMG Educativa desde 2005, os seus colaboradores Eugênio Tadeu, Cristiane Lima, Gabriel Murilo e Reginaldo Santos criaram o grupo cênico musical Serelepe EBA/UFMG, dedicado à produção musical e cênica infantil, com realizações de espetáculos e CDs, e oficinas para professores e crianças. Em todo o trabalho do Serelepe o brincar, o som e a cena são o fio condutor. O grupo faz parte do Movimento Brasileiro da Canção Infantil e do Movimento da Canção Infantil Latino-americana e Caribenha.

 

Vídeo

1º PASSO

Preencha a ficha de inscrição online ou na instituição onde será realizada a Residência.

2º PASSO

Haverá uma seleção com base no currículo e na carta de intenção.

3º PASSO

O resultado da seleção será informado por e-mail e/ou será divulgado na instituição onde se realizará a Residência, aproximadamente uma semana após o término das inscrições.

4º PASSO

Caso seja selecionado(a), você deve confirmar sua participação por e-mail ou diretamente na instituição onde será realizada a Residência, até três dias antes da data de início da mesma.

5º PASSO

Para garantir sua vaga, você deve estar presente no primeiro dia da Residência.