Pouso Alegre

Pouso Alegre

Tema: Re-verbo: ressonâncias do encontro entre música e palavra

Durante duas semanas, todos os dias, das 18h às 22h, 12 participantes reuniram-se no Conservatório Estadual de Pouso Alegre com o compositor Kristoff Silva. A residência artística recebeu o nome de “Re-Verbo: ressonâncias do encontro entre palavra e som”. A ideia inicial era investigar o que une uma letra a uma melodia, como as duas formam um sentido coeso, pesquisa que se desenvolve a partir dos apontamentos de Luiz Tatit sobre o assunto. Concomitantemente a esse trabalho de caráter mais analítico, outro se desenvolvia, no rumo da criação. Aí já não contava apenas a forma canção, mas a exploração sonora em si, tendo a palavra como matéria-prima. Até os sons dos nomes próprios dos participantes serviram de base para improvisações e criações. A voz, lugar onde fala e canto se encontram, tornou-se o principal território de exploração. Assim, no encerramento, todos os participantes, orientados por Kristoff Silva, criaram uma instalação musical que ocupou os três andares do conservatório com projeções, sons pré-gravados, combinados com performances ao vivo, mostrando ao público uma parte do processo dessa residência artístico-musical.

 

  • Inscrição Gratuita
    13 a 24 de junho
  • Período da Residência
    11 a 22 de Julho
  • Horário
    de 18h às 22h
  • Local
    Conservatório Estadual de Música Juscelino Kubitscheck de Oliveira R. Francisco Sales, 116 - Centro, Pouso Alegre - MG

Compositor, intérprete e instrumentista, Kristoff Silva é um artista que se destaca pela produção musical ligada à palavra. Suas canções possuem assinatura inconfundível, tanto pelo tratamento da letra quanto pelas harmonias e busca de sonoridades surpreendentes. Além de autor, atua também como professor de percepção musical. Pertence ao corpo docente da Fundação de Educação Artística.

Discos

DERIVA

EM PÉ NO PORTO

Vídeo

1º PASSO

Preencha a ficha de inscrição online ou na instituição onde será realizada a Residência.

2º PASSO

Haverá uma seleção com base no currículo e na carta de intenção.

3º PASSO

O resultado da seleção será informado por e-mail e/ou será divulgado na instituição onde se realizará a Residência, aproximadamente uma semana após o término das inscrições.

4º PASSO

Caso seja selecionado(a), você deve confirmar sua participação por e-mail ou diretamente na instituição onde será realizada a Residência, até três dias antes da data de início da mesma.

5º PASSO

Para garantir sua vaga, você deve estar presente no primeiro dia da Residência.