Uberlândia

Uberlândia

Tema: Ouvidos em movimento: criação e performance musicais coletivas

Rafael Macedo e Sérgio Rodrigo estiveram em residência em Uberlândia na primeira quinzena de agosto de 2016. Todos os dias, eles se reuniram, na Oficina Cultural, com mais 15 músicos e estudantes de música, para juntos estabelecerem ideias e caminhos para uma composição musical.  

Durante as duas semanas da residência, os compositores apresentaram diversas abordagens sobre processos e técnicas composicionais intercalando-as com atividades práticas, voltadas à realização musical das ideias discutidas. Para tanto, momentos de apreciação musical e de treinamento rítmico e diversas outras modalidades de jogos musicais foram mesclados com exercícios de criação coletiva, com o intuito de se estabelecer uma prática musical dinâmica e criativa. 

Aos poucos, uma peça musical foi se formando, e cada músico pôde experimentar na prática desafios fundamentais referentes às relações entre projeto composicional e realização musical, participando tanto do processo de estruturação da peça – compreendendo e escutando processos composicionais em questão – como também fazendo parte da performance, da criação, “compondo”, através de uma interação musical ativa, uma prática musical coletiva, cujo resultado sonoro é a imagem dos engajamentos e contribuições de cada um. 

  • Inscrição Gratuita
    18 de julho a 12 de agosto
  • Período da Residência
    15 a 26 de agosto
  • Horário
    18h a 22h
  • Local
    Oficina Cultural de Uberlândia Praça Clarimundo Carneiro 204 Fundinho, Uberlândia - MG

Sérgio Rodrigo é compositor. Iniciou seus estudos na Fundação de Educação Artística, onde lecionou por dez anos. Bacharel e mestre em composição pela UFMG, atualmente participa do programa de Alta Formação em Composição na Academia de Santa Cecília, em Roma. Tem se dedicado à criação musical, bem como à reflexão sobre o ofício da composição e seus paradigmas atuais. Suas composições são frequentemente executadas em festivais nacionais e internacionais dedicados à música de concerto contemporânea.

O compositor Rafael Macedo, formado em Educação Artística com Habilitação em Música pela UEMG, teve seus estudos iniciais realizados na Fundação de Educação Artística, onde é professor desde 2008. Rafael teve parte de suas composições registradas no disco “Quase em Silêncio” e para 2016 prepara novo disco autoral, intitulado “microarquiteturas”. Macedo já recebeu por duas vezes o Prêmio BDMG Instrumental (2006 e 2013) e tocou ao lado de artistas como Hermeto Pascoal e UAKTI.

Vídeo Rafael Macedo

Soundcloud
Facebook

1º PASSO

Preencha a ficha de inscrição online ou na instituição onde será realizada a Residência.

2º PASSO

Haverá uma seleção com base no currículo e na carta de intenção.

3º PASSO

O resultado da seleção será informado por e-mail e/ou será divulgado na instituição onde se realizará a Residência, aproximadamente uma semana após o término das inscrições.

4º PASSO

Caso seja selecionado(a), você deve confirmar sua participação por e-mail ou diretamente na instituição onde será realizada a Residência, até três dias antes da data de início da mesma.

5º PASSO

Para garantir sua vaga, você deve estar presente no primeiro dia da Residência.